Somos o 9.º A da Escola EBI c/JI Cidade de Castelo Branco. Neste blog, publicaremos os nossos trabalhos realizados no âmbito da disciplina de Área de Projecto.

21
Mai 10

Chamo-me Maria Rodrigues dos Santos e nasci em 1915. Aos 18 anos, fui para Lisboa e ainda não tinha ouvido falar em política. Mesmo quando estive em Lisboa a trabalhar, nunca ouvi falar do senhor António Oliveira Salazar. As outras pessoas sabiam, mas não falavam disso, tinham medo que houvesse alguém da PIDE que os denunciasse e que acabassem presos e antes fossem torturados e por vezes lhe cortassem a guelra.

Naquela altura, não se ganhava muito, mas todos os que queriam trabalhar tinham emprego. Era já muito bom, tínhamos dinheiro, pelo menos, para comer.

Ia levar todos os dias ao meu patrão (que mais tarde foi meu marido) o pequeno-almoço ao trabalho. Sempre que perguntava o que ele fazia, desviava conversa e nunca me respondia. Soube mais tarde que pertencia à PIDE. De noite, estava ao serviço dos presos e de dia estava a fazer as entradas e saídas para o estrangeiro.

No 25 de Abril, foi preso.

Depois do 25 de Abril as pessoas ficaram parvas, loucas pela liberdade de expressão. Começou a haver muitos mais subsídios. O desemprego pouco a pouco foi aumentando. Por mim, vivia-se muito melhor no tempo de ditadura, apesar de não termos liberdade de expressão.

 

A senhora Maria Rodrigues

 

Joel Cortes

publicado por conta-mehistorias às 17:05

Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
12
13
14
15

19
22

25
26
28



arquivos
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO