Somos o 9.º A da Escola EBI c/JI Cidade de Castelo Branco. Neste blog, publicaremos os nossos trabalhos realizados no âmbito da disciplina de Área de Projecto.

24
Mai 10

Jorge Roque, recorda, hoje, com 66 anos, as últimas décadas do Salazarismo.

Depois da recruta militar, serviu na província ultramarina da Guiné, entre Maio de 1965 (21 anos) e Fevereiro de 1967 (23 anos).

Colocado no lugar de Bula e Ingoré, combatia o inimigo sem saber a razão, pela qual guerreavam. Cumpriu sempre todas as suas funções, enquanto que muitos dos seus colegas fugiram para outros países.

"Uma noite, saímos pela bulanha, e ao amanhecer localizámos o acampamento do inimigo. Aí, começámos a dar fogo. Este, ao aperceber-se da nossa tropa, fugiu, começando a dar fogo também para o acampamento, julgando que nos encontrávamos lá. Ainda estivemos para avançar, mas felizmente houve quem nos dissesse para recuarmos, pois se assim não fosse, seria o nosso fim. O que mais me impressionou foram os corpos ali deixados no meio do mato. Recordações não muito boas."

Depois da Guerra, arranjou trabalho na Câmara Municipal de Castelo Branco, não sem antes assinar um protocolo de como não era político, ficando numa melhor situação financeira.

 

 

João Santos

 

publicado por conta-mehistorias às 20:46

Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
12
13
14
15

19
22

25
26
28



arquivos
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO