Somos o 9.º A da Escola EBI c/JI Cidade de Castelo Branco. Neste blog, publicaremos os nossos trabalhos realizados no âmbito da disciplina de Área de Projecto.

29
Mai 10

Maria José Azinheiro tem 81 anos e contou que, no tempo em que Salazar estava no governo, as pessoas não podiam dizer se ele governava bem ou mal, porque havia uma polícia chamada “PIDE”, que andava à civil, para não ser reconhecida pelas ruas. Escutava as conversas das pessoas e aquelas que falavam mal do governo eram logo presas e depois eram torturadas nas prisões. Mas isto acontecia mais nas cidades do que nas aldeias, porque as pessoas nas aldeias nem sabiam falar de política.

Naquela altura, a vida era muito difícil, vivia-se muito mal, porque andava a guerra na Espanha, e o governo mandava os bens alimentares para a guerra e Salazar disse aos portugueses “Eu livro-vos da guerra, mas não da fome”, e assim os portugueses já tinham menos alimentos para comer. O governo criou umas senhas para as pessoas irem aos mercados comprar os alimentos (massa, arroz, feijão…). As pessoas tinham dinheiro, mas não havia muitos alimentos para comprar.

Naquele tempo, havia mais miséria, porque as terras eram quase todas dos ricos e os pobres tinham muitos poucos terrenos para semear os cereais, mas Salazar também enriqueceu o país.

 

 

João Régio

publicado por conta-mehistorias às 13:35

Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
12
13
14
15

19
22

25
26
28



arquivos
pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO