Somos o 9.º A da Escola EBI c/JI Cidade de Castelo Branco. Neste blog, publicaremos os nossos trabalhos realizados no âmbito da disciplina de Área de Projecto.

30
Mai 10

João de Almeida esteve, na Guerra Colonial, em Angola, onde era comandante de um batalhão.

Numa das caminhadas nocturnas, preparavam-se para acampar. Já formada a meia-lua, João deu-se conta de que os seus soldados estavam a ser cercados por uma tropa de Angolanos que, por sua vez, formaram um circúlo mais largo que abrangia todos os soldados Portugueses.

Naquelas tropas, se matassem o comandante, os restantes soldados “batiam em retirada”.

No tiroteio lançado pela tropa Portuguesa, ao acaso, um disparo foi atingir o Superior Angolano, sendo assim a sorte dos Portugueses, visto que era de noite e, caso isso não tivesse acontecido, todos teriam sido mortos, ali mesmo.

Noutra emboscada, ao prepararem-se para acampar, puseram as armas junto a uma árvore. Um dos soldados apercebeu-se de um rúido causado por um inimigo Angolano que tentava disparar, mas não conseguia, pois as balas encravaram, devido a ficarem danificadas, na passagem por rios. Notando isto, um dos soldados saltou para agarrar uma das armas, ao acaso, e disparou, acertando na perna do inimigo. Ao chegarem ao local, depararam-se apenas com três balas e um pedaço de carne da perna, no chão.

Jéssica Duarte
publicado por conta-mehistorias às 22:17

Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
12
13
14
15

19
22

25
26
28



arquivos
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO