Somos o 9.º A da Escola EBI c/JI Cidade de Castelo Branco. Neste blog, publicaremos os nossos trabalhos realizados no âmbito da disciplina de Área de Projecto.

10
Mar 10

 

Agradecer a chorar
 
Laura da Cunha Domingues dos Santos já contabiliza 78 anos, nasceu dia 1 de Novembro de 1932.
A minha bisavó vivia na aldeia de Santa Margarida, onde era caseira, numa quinta chamada Vale Moscavide. Aí criou os seus nove filhos. Nunca passaram fome, mas trabalhavam muito: plantavam, faziam criação de animais e o que recolhiam apenas uma terça parte era para eles, o resto ficava para os proprietários.
A minha avó era a que cuidava dos animais da quinta (os perus chegaram a ter mais de 50).
A minha avó recorda-se de que, quando a crise apertou, iam lá três mulheres a pedir trabalho em troca de uma refeição e uma cesta com legumes. Chamavam-se Maria Pereira, Ana Cordeira e Lucinda.
Cada uma tinha a sua casa, tinham homem e filhos, mas não tinham emprego, nem que dar de comer, apenas água que apanhavam nas fontes.

A minha bisavó gostava muito delas e nunca lhes recusou trabalho. Quando chegavam, a minha bisavó punha-as a cavar, plantar, regar… e ao fim do dia lanchavam e a minha bisavó preparava as cestinhas que elas levavam com batatas, feijões melancias, tudo o que pudesse pôr e um pouco de tudo. Depois, agradeciam e a chorar iam-se embora para suas casas: já tinham o que dar de comer, por algum tempo, aos seus filhos e maridos.

 

 

 Sandrine Pessegueiro
publicado por conta-mehistorias às 20:41

comentário:
Olá Sandrine,

Estou a escrever estas linhas pelo seguinte. Eu sou gestor de um blogue sobre uma terra de onde é natural a tua bisavó, Aldeia de Santa Margarida. Descobri este blogue por acaso e gostava de publicar esta história, e fotografia, no nosso blogue, uma vez que é mais uma memória que pode ajudar a enriquecer o conhecimento sobre esta terra linda.
Importas-te que copie a história e a fotografia para lá?
O endereço do blogue é o seguinte: http://aldeiadesantamargarida.blogs.sapo.pt/
Passa por lá.

Obrigado pela atenção,

Helder Robalo

P.S. - Já agora, um pequeno pormenor. Têm de rever a configuração do blogue porque não se vê nada ao escrever nas caixas de comentários. Eu tive de escrever o texto em word e depois copiar para lá :)
Helder Robalo a 11 de Março de 2010 às 09:24

Março 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
12

17
18
19
20

22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


arquivos
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO