A revolta de 5 de Outubro de 1910 originou a implantação da Republica, em Portugal.
O movimento que instalou a República começou na madrugado do dia 4 de Outubro de 1910. O número de revoltosos era relativamente pequeno, mas contou com grande apoio dos populares armados. Estes tiveram um papel decisivo na revolta.
Militares e civis concentraram-se na Rotunda, ao cimo da Avenida da Liberdade. O oficial da marinha Machado Santos foi quem assumiu a chefia das operações. As forças fiéis à Monarquia não se mostraram decididas a sair a rua para defender o Rei.
Alguns navios apoiantes da revolução ancoraram-se no Tejo e começaram a bombardear o Palácio das Necessidades, onde se encontrava o rei D.Manuel II. Este e a sua família decidiram sair secretamente de Lisboa para Mafra, para, no dia seguinte, embarcarem para o exílio, no estrangeiro.
Na manhã de 5 de Outubro de 1910, proclamou-se a implantação da Republica. Com esta estabelecida, nomeou-se um Governo Provisório, presidido pelo Teófilo de Braga.
Em 1911, realizaram-se eleições para a Assembleia Constituinte, na qual se elaborou a primeira constituição republicana, a Constituição de 1911. Esta estabelecia uma divisão de poderes.
David Belchior