Manuel Cargaleiro
Manuel Cargaleiro nasceu em Chão das Servas, concelho de Vila Velha de Ródão, distrito de Castelo Branco, a 16 de Março de 1927. É pintor e ceramista.
Viveu desde criança na margem Sul do Tejo, nos concelhos de Almada e Seixal.
Em 1949, participou no Primeiro Salão da Cerâmica, organizado por António Ferro, em Lisboa. Realizou a sua primeira exposição individual de cerâmica, em 1952.
Ensinou cerâmica na Escola de Artes Decorativas António Arroio, em Lisboa. Desde de 1994 que tem baptizada, com o seu nome, a Escola Secundária Manuel Cargaleiro, situado no Seixal (Fogueteiro).
Fixou residência em Paris, em 1957, onde está representado em permanência na Galeria Albert Loeb. A partir do último quartel do século XX, passou a trabalhar quer na França, quer em Lisboa ou no Monte da Caparica.
Criou, a 31 de Janeiro de 1990, a Fundação Manuel Cargaleiro, à qual doou um vasto conjunto das suas obras. Tem um ateliê na Fabrica Viúva Lamego, em Sintra. Tem também um ateliê, desde 1999, em Vietri sul Mare, situado na província de Salerno, Itália. Em 2004, foi ali inaugurado o Museo Artistico Industriale Manuel Cargaleiro
A sua obra dispersa-se pela cerâmica, pintura, gravura, guache, tapeçaria e desenho.